Nutrição e cuidado dos caballos
Filtrar conselho
Seleção

 

Michael Jung diz-nos quais são os seus ponto- chave para o êxito

Michael Jung, em parceria com La BIOSTHETIQUE Sam é um dos pares mais fortes no concurso completo. As suas últimas temporadas têm sido espectaculares porque para além de ter conseguido alcançar a medalha de ouro individual dos campeonatos do Mundo, da Europa e da Alemanha, alcançou o seu maior êxito com a medalha de ouro nos Jogos Olimpicos de Londres 2012. O seu pai, Joachim Jung, é certamente uma parte importante deste sucesso, porque o aconselha e acompanha em todos os momentos. Para Joachim, os bons resultados de Michael são a soma de muitos fatores.

“O sucesso é composto de vários factores. Óbviamente que é necessário um bom jóquei, um bom cavalo e a formação adequada, mas há muito mais para além disso. Um aspecto muito importante, na minha opinião, é a condição do cavalo”, diz Joachim Jung. “Se os cavalos não têm uma alimentação adequada não vão conseguir qualquer conquista”. O pai de Michael Jung trabalha com os melhores cavalos numa base individual, por exemplo, cada um deles tem o seu próprio horário de alimentação. “Não é fácil encontrar o equilibrio do que realmente precisa de comer um cavalo, mas eles têm que ser bem alimentados porque vão trabalhar de forma muito dura”.

“Ao longo dos anos, aprendemos que dar mais quantidade nem sempre é o melhor. Por exemplo, em determinada altura podemos fornecer dietas alimentares que chegam aos 5 kg, para depois voltarmos a dietas de 3 kg, a percepção do dono é o mais importante. Basta observar os cavalos, ver o que fazem e perceber se respondem e trabalham corretamente. Porque é importante a observação? Porque se consegue perceber o que cada cavalo consegue fazer e porquê”. Quando o Michael está a competir com os seus cavalos, o seu pai dá-lhe instruções precisas para melhorar, já que segundo ele “A regularidade e a precisão são extremamente importantes”.

Pavo
Desde há dois anos que Joachim Jung alimenta os seus cavalos com Pavo. “Basicamente, alimentamos os cavalos com o muesli Pavo SportsFit e depois estudamos individualmente cada cavalo e suplementamos com aquilo que consideramos necessário (suplementos Pavo), mesmo que por vezes não pareça fazer falta. A alguns cavalos também damos aveia, luzerna e, como já dissemos, suplementos Pavo.”

A dieta da La BIOSTHETIQUE Sam compõe-se de Pavo SportsFit (muesli), combinado com Pavo EnergyControl (pellet) e Pavo E-Plus como complemento para estimular a resistência”, continua Jung, “e esta foi a alimentação que o cavalo recebeu em Londres durante os Jogos Olimpicos”.

Eles trouxeram a sua própria ração para não causar alterações e Joachim Jung comentava que, nas competições os cavalos são alimentados quatro vezes por dia, e além disso dispõem de forragem (feno) à disposição. De acordo com Jung, a forragem é subestimada por muitas pessoas mas é um factor muito importante para a digestão.

Elske Dijkstra: "A alimentação do cavalo de desporto”

A programação da alimentação dos cavalos de desporto de topo de Jung, está estabelecida em estreita colaboração com a equipa da Pavo.  A Elske Dijkstra, nutricionista da Pavo na Holanda, explica o que foi a alimentação adequada  para os seus cavalos durante os Jogos Olimpicos. “Pavo SportsFit e EnergyControl são ótimos para os cavalos que necessitam de ter muita resistência, pois contêm vitaminas e minerais adicionais para que os músculos  recuperem rapidamente após o exercício intenso”. Às rações para cavalos de desporto exige-se mais, e por isso Dijkstra destacou a elevada qualidade das dietas e o cuidado que se põe no seu fabrico: "pomos uma grande atenção nas matérias-primas que usamos. Todas elas são analisadas no nosso próprio laboratório, assim como os alimentos Pavo uma vez fabricados. Guardamos as amostras de todos os lotes de ração fabricados. Naturalmente que todos os alimentos Pavo estão livres de substâncias dopantes, o que demonstramos, pelo que Michael Jung pode competir em Londres com total segurança”, terminou Dykstra.